Dra. Cristina Saade Jaques
Olá, meu nome é Cristina Saade Jaques, sou médica graduada pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES - EMESCAM (2009-2014). Também sou Neurologista com residência médica em Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015-2018) e Neurofisiologista com residência médica em Neurofisiologia Clínica com ênfase em Eletroneuromiografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018-2019).
Conquistei o Título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) / Academia Médica Brasileira (AMB), da qual sou membro titular.
Além disso, possuo o Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC), da qual também sou membro titular.
Atualmente, sou Clinical Fellow em Ataxias e Doenças Neurogenéticas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), doutoranda do programa de Neurologia e Neusciências dessa mesma instituição e em constante atualização!
Tenho experiência na área de Neurologia Geral, com ênfase em Ataxias, Neuromuscular, Nervos Periféricos, Sistema Nervoso Autônomo (tema central da linha de pesquisa do meu doutorado) e Neurofisiologia Clínica - Eletroneuromiografia.
Formação e Especialidades
Médica pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES (EMESCAM) – 2009 a 2014
Neurologista Clínica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC/UNICAMP) - 2015 a 2018
Título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) - 2018
Neurofisiologista e Especialista em Neuromuscular/Neurogenética pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC/UNICAMP) – 2018 a 2019
Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC) - 2019
Clinical Fellow em Neurologia Geral e Ataxias pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – 2019 a atual
Doutoranda do Programa de Neurologia e Neurosciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob financiamento da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – 2022 a 2026
Eletroneuromiografia
A Eletroneuromiografia é um exame que identifica a presença ou ausência de lesões do sistema nervoso periférico, fornece informações sobre o mecanismo de ocorrência das lesões, avalia o grau de comprometimento e o curso temporal dessas lesões.
É um exame indicado para diagnóstico de doenças que afetam todo o sistema nervoso periférico (desde o neurônio motor localizado na medula espinhal e gânglios sensitivos paravertebrais, passando pelas raízes nervosas, plexos braquial e lombar, nervos periféricos, junção neuromuscular e músculos do sistema esquelético).
O exame é realizado em duas etapas:
Primeiramente é realizado um estudo dos nervos periféricos sensitivos e motores, para avaliar sua função individualmente.
Em seguida, é realizado um estudo dos músculos, tanto em repouso quanto na contração voluntária.
Por fim, é realizada uma análise e interpretação conjunta de cada um dos dados obtidos anteriormente, sempre considerando o contexto da história clínica e dos sintomas do paciente, para definir a melhor conclusão do exame.