Dra. Cristina Saade Jaques

Olá, meu nome é Cristina Saade Jaques, sou médica graduada pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES - EMESCAM (2009-2014). Também sou Neurologista com residência médica em Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015-2018) e Neurofisiologista com residência médica em Neurofisiologia Clínica com ênfase em Eletroneuromiografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018-2019).

Conquistei o Título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) / Academia Médica Brasileira (AMB), da qual sou membro titular. 

Além disso, possuo o Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC), da qual também sou membro titular.

Atualmente, sou Clinical Fellow em Ataxias e Doenças Neurogenéticas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em constante atualização!

Tenho experiência na área de Neurologia Geral, com ênfase em Ataxias, Neuromuscular, Nervos Periféricos e Neurofisiologia Clínica - Eletroneuromiografia.

Formação e Especialidades

Médica pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES (EMESCAM) – 2009 a 2014

Neurologista Clínica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC/UNICAMP) - 2015 a 2018

Título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) - 2018

Neurofisiologista e Especialista em Neuromuscular/Neurogenética pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC/UNICAMP) – 2018 a 2019

Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC) - 2019

Clinical Fellow em Neurologia Geral e Ataxias pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – 2019 a atual

 

Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia é um exame que localiza lesões no sistema nervoso periférico, promove informações sobre o mecanismo de ocorrência das lesões, avalia o grau de comprometimento e o curso temporal dessas lesões. 

 

É um exame indicado para diagnóstico de doenças que afetam todo o sistema nervoso periférico.

O exame é realizado em duas etapas:

Primeiramente é realizado um estudo dos nervos periféricos, sensitivos e motores, para avaliar sua função individualmente.

 

Em seguida, é realizado um estudo dos músculos, tanto em repouso quanto na contração voluntária.

 

Por fim, é realizada uma análise e interpretação conjunta de cada um dos dados obtidos anteriormente para definir a melhor conclusão do exame.

Especialidades